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Na travessia ou mesmo em tentativas de transpor áreas alagadas com um veículo pode ocorre a aspiração de água pelo sistema de admissão do ar para o motor, dependendo, particularmente, da velocidade de passagem e da profundidade da lâmina d’água.

Nesse caso, a presença de um fluido no estado líquido (água) admitido para dentro de um ou mais cilindros geralmente irá produzir esforços anormais no interior do motor.

Em decorrência da quantidade de líquido dentro do motor, o que é variável em função de diversos fatores, é esperado o empenamento ou o colapso súbito de uma ou mais bielas e, consequentemente, a soltura de partes da mesma provocando outras fraturas estruturais no motor devido à elevada inércia de seu movimento.

O calço hidráulico ocorre devido ao fluido no estado líquido ser incompressível, ou seja, não estar sujeito a redução de seu volume devido ao aumento da pressão durante a fase de compressão do ciclo do motor, de forma adversa ao que naturalmente ocorre com o ar ou a mistura ar/combustível compressível.
Na ocorrência de tais danos com a presença de água dentro dos cilindros e/ou indícios de umidade ao longo do sistema de admissão do motor e filtro do ar será necessário criterioso diagnóstico, assim como de medidas corretivas assertivas para cada caso.

Todavia, essas evidências são características marcantes de que o veículo foi posto, de alguma forma, a transpor uma área alagada ou esteve exposto a uma condição que favoreceu a ocorrência da aspiração de água do ambiente externo, cuja lâmina d’água atingiu, especialmente, o nível da tomada de admissão do ar para o motor.

Também é comum o efeito do calço hidráulico se limitar a deformação plástica de biela, mas sem o seu colapso súbito ou concomitante a ocorrência desse fenômeno. Assim, é possível que o motor ainda funcione, com consequente perda de desempenho, uma vez que a biela deformada reduzirá a posição original do pistão dentro do cilindro quanto ao seu ponto morto superior (PMS) reduzindo a compressão. Contudo, a intensidade desse efeito pode provocar falhas funcionais contínuas (misfire) ou em condições de maior solicitação do motor.

Assim, caso o motor ainda se mantenha funcionando após a ocorrência do calço hidráulico, mesmo que com efeitos menos perceptíveis, ainda haverá o risco de uma quebra aleatória de biela, possivelmente deformada e sujeita a fadiga, bem como dos consequentes danos, caso não seja diagnosticado corretamente.

Biela rompida por efeito de calco hidráulico. Observa-se deformação plástica da haste antes da ruptura.

Parte da biela fraturada mostrada acima demonstra sinais de nucleação e propagação de trinca (marcas de praia e catracas) após a ocorrência do calço hidráulico e de deformação plástica, com a consequente ruptura posterior por fadiga com o motor em funcionamento e consequentes danos catastróficos.