Engesenior Engenharia e Consultoria

Nos trabalhos periciais de engenharia automotiva temos deparado com casos em que os usuários expuseram seus veículos a travessia de áreas contendo vegetação rasteira e particularmente seca, ocasionando incêndios que foram motivados pelas altas temperaturas operacionais do catalisador/sistema de escapamentosob a plataforma veicular. Em contato direto com este tipo de vegetaçãopropícia a queima ou mesmoquando sujeita a radiação de calor de tais partes aquecidas haverá o risco de combustão e propagação de fogo no ambiente, o que certamente resultará em incêndio descontrolado do veículo e da vegetação.

Nas imagens abaixo podem ser vistos alguns casos de incêndios que tiveram esta origem.

Incêndios em áreas cobertas por vegetação seca tiveram origens quando os veículos mostrados acima foram expostos nesse ambiente.

Os manuais dos proprietários, de forma geral, trazem advertências sobre o risco de incêndio focado no calor exalado pelo catalisador e sistema de escapamento.

Visto sob a plataforma veicular, ilustrativamente, tem-se o catalisador instalado no sistema de escapamento de um veículo.

“Temperatura de funcionamento dos catalisadores trivalentes”:

“Os catalisadores só atingem uma conversão significante a partir de uma determinada temperatura de funcionamento (temperatura de início de conversão)”. “No catalisador de três vias ela é de 300°C”. “Condições ideais para uma alta taxa de conversão se encontra a 400…800°C”. (Automotive Handbook 25ª EditionBlucher – Bosch)

Catalisador atinge em condições operacionais em altas rotações e cargas com temperaturas extremas.